sexta-feira, 27 de abril de 2012

CONVÊNIO PREVÊ 28 MIL ALUNOS DA REDE PÚBLICA NAS FEIRAS DE PROFISSÕES DA USP


por Patrícia Ogando

As negociações para a o Convênio entre Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo estão em fase de conclusão. O termo de cooperação prevê recursos para viabilizar, em 2012, a presença de aproximadamente 28 mil alunos da rede pública nas Feiras de Profissões da USP, sendo 8 mil para a feira do interior e 20 mil para a de São Paulo.

O empenho dessa Pró-Reitoria faz parte de uma política que visa ampliar a presença de alunos da rede pública na Universidade. A novidade, anunciada, no workshop “USP e As Profissões”, em 24 de abril de 2012, é resultado de uma negociação iniciada em 2010, que vem ganhando força dada a crescente importância das feiras. A Secretaria da Educação irá garantir transporte, alimentação e monitoria a esses alunos.

As Feiras de Profissões são eventos anuais que integram o programa “USP e As Profissões" da PRCEU, que busca auxiliar estudantes na escolha da carreira profissional. Para tal, o programa oferece informações sobre a USP, por meio das feiras (interior e capital), do catálogo e das visitas monitoradas à USP. Com essas três ações, a PRCEU pretende informar sobre os cursos e possibilidades de formação oferecidas ao jovem pela USP. Nas feiras, particularmente, o objetivo tem sido apresentar, além dos cursos, perspectivas das áreas de atuação profissional e informar sobre os programas de inclusão social e de apoio à permanência estudantil da USP. 



“Temos que transformar o mundo e temos que preparar com muito cuidado as novas gerações. A Universidade tem uma função pública, enquanto Universidade, não como uma instituição de assistência, o que ela não é”, afirmou Maria Arminda do Nascimento Arruda, Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, sobre o papel da Universidade, durante a mesa de abertura do evento. (foto: Ernani Coimbra)

A 6ª edição da Feira de Profissões da USP no campus da capital acontecerá de 2 a 4 de agosto, em 2012. No interior, a 11ª edição da feira – que a cada ano acontece em um dos campi –, será de 13 a 15 de junho, em Ribeirão Preto.


Mais informações na página eletrônica do programa USP e as Profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário